Entendendo a nefrologia

A nefrologia é um ramo da ciência médica que lida com o estudo das funções normais dos rins, bem como as possíveis doenças que possam lhe acometer. Estas deficiências incluem, distúrbios glomerulares, que podem afetar a filtração renal, doenças vasculares renais, infecções renais, nefrite, doenças auto-imunes, hidronefrose, diálise e desequilíbrios de bases ácidas, entre outras.

Para atuar na área da nefrologia, o médico tem que se especializar e ter sido residente nesse segmento. E a partir disso, um médico especializado em diagnóstico e gestão de doenças renais é referido como um nefrologista.

Qual o papel do rim, como ele funciona e quais doenças que o acometem?

Os rins filtram o sangue, produzem urina, controlam a pressão sanguínea, regulam os produtos químicos do sangue, estimulam a produção de células sanguíneas e desempenham outras funções fisiológicas cruciais.

Entenda um pouco mais sobre a ciência que estuda os seus rins.

A diabetes é a principal causa de doença renal no mundo. Níveis elevados de glicose no sangue – especialmente quando combinados com pressão arterial elevada – podem causar uma diminuição progressiva na eficácia da função dos rins. Nos casos mais graves, a filtração do sangue através dos rins pode atingir um nível criticamente baixo,sendo muito pouco para suportar a vida. Nestes casos, o tratamento com diálise ou transplante renal é necessário para continuar vivendo.

Os nefrologistas ajudam pacientes diabéticos a tomar medidas e cuidados para proteger sua função renal ao longo do tempo. Além de ajudar a tratar as várias complicações que surgem a partir dessa doença, incluindo anormalidades de eletrólitos e minerais, anemia e hipertensão.

Como muitos medicamentos são processados ​​através dos rins, os nefrólogos também precisam garantir e ter muito cuidado para que os pacientes estejam tomando doses adequadas de seus medicamentos; É extremamente crucial que a dose recomendada vá de acordo com o nível de função renal e assim, não sobrecarregar um órgão que já está debilitado.

Para os pacientes com doença renal grave, os médicos nefrologistas também podem ajudá-los a se preparar para potenciais diálises ou transplantes que possam vim a ser necessários, em tempo hábil para a recuperação do mesmo.

Mesmo com doença renal, ainda existe uma grande vida pela frente!

O que envolve o trabalho de um nefrologista?

Estes médicos também são treinados além da administração de diálise, mas também como no tratamento de distúrbios de eletrólitos e hipertensão. Pacientes com doenças renais trabalham com seus nefrologistas para ter uma vida normal, apesar de sua condição. Os cuidados incluem:

  • Educar os pacientes sobre os medicamentos prescritos e garantir que eles tomam seus medicamentos no momento certo e com a dose correta;
  • Equilibrar a vida familiar, a carreira e o tratamento;
  • Realizar uma reeducação alimentar, para que o paciente consiga manter seu sangue “saudável”.