Congresso de Psicologia Hospitalar ocorre em Gramado

Congresso Psicologia Hospitalar

O ramo da psicologia hospitalar ainda é novo no Brasil, mas está crescendo rapidamente, pois sua importância está sendo cada vez mais reconhecida, especialmente nos congressos que tem acontecido em nosso país a respeito. Nesse ano, o 11º Congresso de Psicologia Hospitalar vai acontecer na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

O que é psicologia hospitalar?

A psicologia hospitalar é uma vertente da psicologia que tem como principal funcionalidade o auxílio a pacientes que estejam enfrentando algum tipo de doença, ajudando esse paciente a lidar com ela da melhor maneira possível e não desanimar frente a essa diversidade. O acesso ao curso de psicologia é, muitas vezes, realizado por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma doença tende a bagunçar toda a vida de um paciente e ele acaba se sentindo desanimado, ainda mais quando o tratamento requer internação. O paciente é obrigado a sair do conforto de sua casa e do seio de sua família para ficar em um hospital, um ambiente muitas vezes hostil, no qual médicos e enfermeiras se desdobram para cuidar de vários pacientes ao mesmo tempo.

Esse é um momento bastante delicado na vida de um paciente e o psicólogo nesse ambiente hospitalar tem a função de ouvir o paciente, fazendo com que ele se sinta acolhido mesmo naquele ambiente, buscando diminuir o sofrimento desse paciente. O psicólogo não pode fazer muito frente às enfermidades do corpo, mas pode sim frente ao sofrimento psicológico desse paciente.

No ambiente hospitalar o psicólogo pode ter várias atuações, ele pode atuar individualmente junto a cada paciente no leito do hospital, mas ele também pode trabalhar com grupos, fazendo o que conhecemos como terapia em grupo.

Terapia em grupo pode ser muito útil para pacientes que estejam lutando contra uma doença, pois eles têm a oportunidade de interagir com outras pessoas que estão lutando contra a mesma doença, eles podem trocar experiências com pacientes que estão em outra fase do tratamento e acabam incentivando uns aos outros para não desistirem.

11º Congresso de Psicologia Hospitalar

O Congresso de Psicologia Hospitalar está atualmente em sua 11ª edição, e vai ocorrer na cidade de Gramado no estado do Rio Grande do Sul, de 30 de agosto a 2 de setembro de 2017. O Congresso de Psicologia Hospitalar irá contar com palestras de Isabel Leal vinda de Lisboa, em Portugal, Maria Helena Franco, Neury Botega e Ricardo Gorayeb, ambos de São Paulo.

O Congresso de Psicologia Hospitalar é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre psicologia hospitalar, assistindo as palestras e também conversando com outros participantes que também atuam nessa área.

O Congresso de Psicologia Hospitalar é uma ótima oportunidade tanto para aqueles que já estão formados e atuam ou não na área de psicologia hospitalar quanto para os estudantes, pois eles podem conhecer mais sobre essa vertente da psicologia e o 11º Congresso de Psicologia Hospitalar oferece certificado de horas complementares no total de 25 horas para quem participar.

Além dos palestrantes já citados, no 11º Congresso de Psicologia Hospitalar estarão presentes palestrantes da área de outros países da América Latina. Com certeza é uma oportunidade que não dá para deixar passar.